x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 151

Dúvida de qual CNAE usar para Softwa

Darlan Alves

Darlan Alves

Iniciante DIVISÃO 1 , Diretor(a) Geral
há 1 semana Quarta-Feira | 4 junho 2025 | 22:22

Olá, colegas!

Atualmente minha empresa está enquadrada nos seguintes CNAEs:
62.03-1-00 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
62.02-3-00 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis (utilizo esse para emitir as notas)

O problema é que ambos estão sujeitos ao Fator R, e minha folha de pagamento foi reduzida. Não gostaria de aumentar o pró-labore apenas para se adequar, pois isso eleva o imposto de renda.

A contabilidade que contratei recentemente recomendou utilizar um CNAE de suporte a sistema, mas ainda estou avaliando os impactos fiscais e de enquadramento tributário.

Gostaria de saber se alguém aqui utiliza um CNAE que não esteja sujeito ao Fator R e que seja compatível com atividades na área de tecnologia, especialmente SaaS (software como serviço).

Qualquer dica ou experiência será muito bem-vinda!
Agradeço desde já!

Bruno Afonso Souza Brito

Bruno Afonso Souza Brito

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 5 junho 2025 | 09:38

Bom dia Darlan,  eu estou no mesmo ramo de atividade que você, agora se for o CNAE 6209-1/00, que sugeriram a você, o mesmo também está sujeito ao fator R. Aliás eu ainda não encontrei um CNAE relacionado a SaaS que não esteja relacionado ao Fator R. Agora, tenho um conhecido que usa o CNAE 9511-8/00 (reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos). Esse não está sujeito ao fator R, porém não se enquadra na sua atividade, mas esse conhecido usa esse CNAE que eu mencionei , que não é o correto a se fazer. Espero que tenha ajudado.

Bruno Brito
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade